Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisadores da Unicamp desenvolvem equipamento que identifica se fruta está madura

Pesquisa de mestrado da Faculdade de Engenharia de Alimentos foi aplicada, inicialmente, em mamões

Brasil Rural

No AR em 22/02/2018 - 12:42

Você sabe dizer quando uma fruta está madura? Para acertar em cheio nesta análise, pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desenvolveram um equipamento que identifica 100% a maturação do fruto. O trabalho de mestrado do curso de Engenharia de Alimentos da Unicamp, feito com mamões, promete reduzir perdas, desde a colheita até o mercado. 

A pesquisa, que teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), foi publicada numa revista científica holandesa especializada em tecnologias aplicadas à agricultura. O estudo foi feito em parceria com a Universidade Estadual de Londrina e de uma universidade da Alemanha. O orientador da pesquisa, Douglas Barbin, falou sobre o estudo ao Brasil Rural.

Ouça a entrevista no player abaixo:

 

Segundo Douglas, há a intenção de financiar uma aplicação direta para comercialização.

Mamão

"O agricultor tem uma grande experiência na área e ele consegue identificar, mas a gente depende de uma certa subjetividade. Então pode ser que alguém com mais tempo de lavoura ou num dia mais cansado esteja sujeito a avaliações diferentes. Por isso a ideia que esse equipamento venha a automatizar a inspeção. Tanto pro lado do agricultor quanto do consumidor também. Se a gente conseguir trazer esta ferramenta para um aplicativo, para o celular", destaca o pesquisador sobre as variáveis do projeto.

O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 22/02/2018 - 13:09

Mais do programa