Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Sementes de soja são opção para produzir proteína usada no combate à Aids

A cianovirina é a proteína extraída de uma alga que se mostrou eficiente para impedir a multiplicação do vírus HIV

Brasil Rural

No AR em 15/02/2018 - 12:52

Uma pesquisa desenvolvida pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, a Universidade de Londres e o Conselho de Pesquisa Científica e Industrial da África do Sul comprovou que sementes de soja geneticamente modificadas podem produzir uma proteína muito eficaz no combate à Aids. Premiada pela 2º vez, a pesquisa de 2005 é uma excelente opção para a produção da cianovirina. 

O objetivo agora é o desenvolvimento de um gel (com propriedades viricidas) para prevenir a contaminação. Sobre este assunto, o programa conversou com o pesquisador da Embrapa e coordenador da participação brasileira nesses estudos, Elibio Rech.

Pesquisador Elibio Rech em seu laboratório na Embrapa

Na entrevista, ele destacou que as sementes serão cultivadas em condições controladas de contenção dentro de casas de vegetação ou estufas. Segundo ele, o produto é direcionado para países em desenvolvimento, com foco na África, onde o problema de HIV é muito grande.

"Essa proteína é do Instituto de Saúde dos EUA, que a descobriu a partir de uma alga do oceano. Dessa alga várias proteínas foram extraídas. Uma delas, a cianovirina, demonstrou ser muito eficiente para impedir a multiplicação do vírus. Aí, o que faltava era uma forma eficiente de custo reduzido para produzir a proteína em larga escala. Então, aí entrou a Embrapa que permitiu fazer a engenharia genética da soja e colocar essa molécula da alga dentro do genoma da soja e produzir em grande quantidade", explica o pesquisador. Ele acrescenta que esta soja será produzida para o setor farmacêutico. 

Ouça a entrevista completa no player abaixo. 

Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 15/02/2018 - 13:15

Mais do programa