Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Projeto Rural Sustentável tem chamadas até esta quinta-feira, dia 15

Produtores de 70 municípios que adotarem tecnologias de baixo carbono receberão apoio financeiro, assistência técnica e capacitação gratuita

Brasil Rural

No AR em 14/03/2018 - 12:01

O Brasil Rural desta quarta-feira, 14, fala sobre o Projeto Rural Sustentável (PRS). Com chamadas abertas até esta quinta, dia 15 de março, o programa irá contemplar produtores de 70 municípios que poderão receber até R$ 1,5 mil por hectare de tecnologia de baixo carbono nos biomas Amazônia e Mata Atlântica. Sobre as especificidades do projeto, conversamos com o diretor do Departamento de Integração e Mobilidade Social do Ministério da Agricultura, Juarez Távora.

Segundo ele, "o projeto tem com objetivo melhorar a gestão da terra e das florestas pelos pequenos e médios produtores". Visa "o desenvolvimento sustentável através de redução da pobreza, conservação da biodiversidade e proteção do clima. Por meio desse desenvolvimento, pode implantar tecnologias que são recuperação de áreas degradadas com pastagem e floresta, integração lavoura-pecuária-florestas, plantio de florestas comerciais e manejo sustentável de florestas nativas. Agora nós estamos abrindo para os biomas Cerrado e Caatinga", explica Juarez, que é também um dos responsáveis pelo projeto.

Projeto Rural Sustentável (PRS)

Na entrevista, ele explica melhor as formas de aquisição do benefício e como ocorre o pagamento ao produtor. Em primeiro lugar, o agricultor deve procurar a assistência técnica de seu estado e depois submeter as propostas à avaliação no portal www.ruralsustentavel.org.

A ideia, segundo ele, é contribuir também para o cumprimento dos objetivos do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, o Plano ABC.  O Projeto Rural Sustentável é fruto de uma parceria entre o governo brasileiro, o governo do Reino Unido e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Acompanhe a entrevista completa no player abaixo. 

O  Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia

Criado em 14/03/2018 - 12:36

Mais do programa