Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Brasil Rural recebe nos estúdios os repentistas Chico de Assis e João Santana

Violeiros de Brasília estão na estrada há quase 17 anos levando também poemas matutos e de cunho socioambiental

Brasil Rural

No AR em 06/04/2018 - 12:19

O Brasil Rural desta sexta-feira, 6, recebe a visita dos violeiros e repentistas, Chico de Assis e João Santana. Na estrada há quase 17 anos, a dupla formada em Brasília declama ainda poemas matutos e de cunho socioambiental. Os repentes, feitos em mais de 20 modalidades, são feitos de improviso na hora das apresentações. Tem sextilha, martelo agalopado, oitavas, quadrão perguntado, coqueiro da Bahia e etc.

Dupla de repentistas Chico de Assis e João Santana no palco do CCBB

Com 2 CDs na praça, eles unem a poesia do repente a ritmos como xote e xaxado e os acordes do forró. Mas é na abordagem eclética da dupla, que o Brasil Rural conversou com os premiados violeiros sobre a carreira e a arte do repente. Na entrevista, eles contaram mais sobre o interesse pelo repente e cantaram à cultura caipira. Para João, por exemplo, que é de Brasília, o interesse veio dos discos da família.
 

"Minha família materna é do Piauí. Já a paterna não tem relação nenhuma com o nordeste, veio do Goiás. Mas essa mistura trouxe a possibilidade de ouvir esses discos. Quando eu era criança já gostava de música, já cantava inventando na hora, mas sem uma técnica. Então depois dos discos comecei a assimilar e fui pela vocação", relembra João. A dupla trabalha também com a literatura de cordel nas escolas. 


Ouça os cantadores no player abaixo:

Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 06/04/2018 - 13:02

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa