Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Espécie invasora no Brasil, javali causa prejuízos ambientais e de saúde

Assoreamentos de pequenos rios, erosão e extinção de algumas espécies de flora são alguns dos problemas causados pelo animal

Brasil Rural

No AR em 26/04/2018 - 06:58

O Brasil Rural desta quinta-feira (26) traz uma entrevista com João Pessoa Riograndense Júnior, da Coordenadoria Geral da Autorização de Uso e Gestão de Fauna e Recursos Pesqueiros do Ibama, sobre os problemas que o javali causa no Brasil.

O javali é uma espécie de porco selvagem nativo da Europa, Ásia e norte da África. João explica que fora de seu habitat natural a espécie torna-se exótica, causando prejuízos tanto para a biodiversidade quanto para a agropecuária. "Onde ele não é nativo, ele encontra condições ótimas para o seu desenvolvimento porque ele não tem um predador natural". Segundo João, o javali é considerado uma das cem piores espécies exóticas invasoras do mundo. 

Ouça a entrevista completa:


Os estados mais problemáticos em relação ao desenvolvimento dos javalis são Rio grande do Sul, Santa Catarina, sul da Bahia, Goiás e Mato Grosso do Sul. O javali encontra na agricultura o seu próprio alimento, principalmente em regiões de fartura de grãos. Segundo ele: “a plantação de milho é sua dieta predileta”.

Dentre os problemas ambientais causados pela espécie invasora, estão os assoreamentos de pequenos rios, erosão e extinção de algumas espécies de flora.

João explica que está sendo trabalhado um plano de ação, como o uso de armadilhas para o equilíbrio da espécie exótica e sendo estudado outros métodos para controle dos danos que a espécie tem causado.

“Precisamos deter o avanço dos javalis”, destaca.

Criado em 26/04/2018 - 07:18

Mais do programa