Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Práticas de conservação evitam a degradação do solo

Pesquisador da Embrapa fala sobre a importância de eliminar práticas inadequadas para combater o problema

Brasil Rural

No AR em 13/04/2018 - 08:28

Dia 15 de abril é o Dia Mundial da Conservação do Solo. Para marcar a data, o Brasil Rural desta sexta-feira (13) entrevista o pesquisador da Embrapa Solos, Aloísio Andrade, que fala sobre a conservação do solo e da água.

O pesquisador explicou que a desertificação é "uma degradação que ocorre em ambientes áridos e semiáridos". Ele destacou que no Brasil, este processo ocorre com mais frequência na região Nordeste e que as áreas afetadas ficam parecidas com um deserto.

Segundo Aloísio, “o Brasil já possui muitas tecnologias para preservar os solos em uso e recuperar terras degradadas, podendo até dobrar a produção agrícola sem ter que desmatar áreas preservadas”.

O entrevistado lembra que tramita um projeto de lei de uso e conservação do solo agrícola que prevê a eliminação de algumas práticas que degradam o solo, como as queimadas.

O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h pela Rádio Nacional de Brasília e pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Aos sábados, o programa é veiculado às 5h na Rádio Nacional do Alto Solimões e às 7h na Rádio Nacional Amazônia e na Rádio Nacional de Brasília.

Ouça a entrevista na íntegra no player abaixo:

 

Criado em 13/04/2018 - 08:50

Mais do programa