Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Veterinário esclarece dúvida de ouvinte sobre o ferrageamento de cavalos

Ele explica que os animais que vivem em região que tem mais cascalho, dúvida do ouvinte, se adaptam ao solo do local

Brasil Rural

No AR em 11/04/2018 - 09:27

Respondendo a dúvida de um ouvinte, o programa Brasil Rural desta quarta-feira (11) conversa com o veterinário Thiago Machado Vieira para esclarecer sobre o ferrageamento de animais, lugares que favorecem ou não os endurecimentos dos cascos e a resistência do animal em terrenos cascalhados.

O veterinário explica que o ferrageamento tem duas funções principais: a proteção do casco do animal e o aumento da instabilidade para o animal trabalhar.

Segundo Thiago Machado, os animais não precisam obrigatoriamente usar ferraduras, mas ele lembra que os cavalos que costumam ser muito exigidos precisam de proteção “quando o animal trabalha acima de três vezes por semana, a gente recomenda que esses cascos sejam ferrados para que ele não tenha problemas de desgaste, de desbalanceio e tudo o mais".

Os animais de fazenda e os que trabalham com transporte de cargas na cidade costumam não ser de "raça pura", são os chamados "viras-lata". De acordo com o médico, esses cavalos são mais rústicos e suportam maior intensidade do trabalho, sem que o casco seja prejudicado.

Em resposta a pergunta do ouvinte “Os animais que nascem em região que tem mais cascalho, tem mais resistência ou não?”, o veterinário afirma que os cavalos têm capacidade de adaptação ao meio e que os que vivem em regiões que têm mais cascalho certamente estão acostumados com o piso.

Ouça a entrevista no player abaixo:

 

 

Criado em 11/04/2018 - 09:49

Mais do programa