Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Brasil Rural responde dúvida de ouvinte sobre o cultivo do feijão

Pesquisador fala sobre os tipos de feijão e suas diferenças

Brasil Rural

No AR em 23/05/2018 - 09:19

O Brasil Rural desta quarta-feira (23) conversa com Kaesel Damasceno, pesquisador da Embrapa Meio Norte, no Piauí, para esclarecer sobre a cultura do feijão.

Em resposta ao questionamento do ouvinte Chico, de Restinga (PI), “quero saber sobre o feijão, alguns falam vargem roxa, ou bargem roxa, ou sempre verde. É a mesma coisa?”, o pesquisador explica que normalmente as pessoas criam apelidos para os feijões, mas que esse citado se refere ao feijão-caupi, nome comercial.

Segundo ele, “o feijão-caupi é dividido em classes comerciais e subclasses que é caso da sempre verde”.

No Brasil, o Ministério da Agricultura reconhece dois tipos de feijões: do Grupo 1, carioquinha, carioca, mulatinho, e do Grupo 2, caupi. Essas informações devem constar em todas as embalagens.

Respondendo ao ouvinte sobre as particularidades ou não do cultivo do feijão vargem roxa em relação ao carioca, por exemplo, o pesquisador afirma que tem diferença no cultivo "pois são duas espécies distintas e toda a parte do manejo acaba se diferenciando”.

Também conhecido por feijão vargem roxa, feijão de corda e feijão fradinho, o feijão-caupi responde por mais de 90 % da exportação brasileira.

Ouça a entrevista completa:

 

O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 23/05/2018 - 09:35

Mais do programa