Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Instituto Agronômico de Campinas lança novas cultivares de arroz

Região tem programa de melhoramento do arroz desde 1938

Brasil Rural

No AR em 16/05/2018 - 05:00

O Brasil Rural entrevistou nesta quarta-feira (16) Omar Vieira Vilela, pesquisador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Ele falou sobre o lançamento de três novos tipos de arroz: dois do tipo agulhinha tradicional e um arbóreo.

Ouça a entrevista no player abaixo:


Omar contou que o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) mantém na região um programa de melhoramento do arroz desde 1938.

O pesquisador explicou que o arroz arbóreo lançado recentemente apresenta um rendimento industrial elevado, entre 52% e 55%. Ele também falou sobre os diferentes usos desses tipos de arroz:

 

 “O arroz agulhinha deve agradar os consumidores por ter grãos mais soltos e macios, enquanto que o arbóreo é próprio para risotos, especial para culinária italiana”, destaca.

 

Omar esclarece ainda que o programa de melhoramento do arroz tem como objetivo abrir novos mercados e criar novas opções de consumo, melhorando a renda de pequenos e médios produtores.

O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio de Janeiro; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

 

Tags:  Arroz agricultura

Criado em 16/05/2018 - 10:46

Mais do programa