Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Instrutor comenta a doma racional de cavalos

Domar sem violência traz confiança mútua entre o treinador e o animal

Brasil Rural

No AR em 30/05/2018 - 09:19

Nesta quarta-feira (30), o Brasil Rural ouviu o árbitro e instrutor de Doma e Equitação Brasileira dos Criadores de Mangalarga Machador (ABCCMM); da Associação Brasileira dos Criadores dos Cavalos Campolina e Associação Brasileira de Criadores do Jumento Pêga, Paulo Roberto Ribeiro. Na entrevista, Paulo fala sobre a doma de cavalos e muares (acasalamento de jumentos com éguas), baseado na confiança do cavalo no treinador.

Ouça a entrevista no player abaixo:

 

A doma racional deve ser iniciada quando o cavalo é pequeno, para que se possa criar um forte vínculo com o domador e, assim, considerá-lo parte de sua manada. Trabalha-se com o instinto do animal.

 

“Devemos considerar o cavalo como uma criança, devemos ensiná-lo tudo que queremos para lá na frente conseguir um bom animal”, declarou.

 

Paulo afirmou que a demanda de cursos de doma é muito grande, em função do franco crescimento dos plantéis no Brasil.

Ele explicou que o país teve uma origem equestre muito boa, que se perdeu com a industrialização brasileira.

O Brasil é um dos países que tem a melhor qualidade de cavalos de várias raças, que inclusive competem internacionalmente.

O Mangalarga marchador é uma das raças que mais cresce no Brasil.

Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

 

Criado em 30/05/2018 - 10:07

Mais do programa