Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesticida banido há mais de 30 anos ainda representa risco no Brasil

O BHC foi muito usado na agricultura e mesmo em casas, para matar insetos. Programa no Paraná visa a recolher e destruir estoques que ainda permanecem nas propriedades rurais

Brasil Rural

No AR em 21/05/2018 - 12:17

O BHC (Hexaclorobenzeno) é um composto usado no passado em grande escala, não só nas casas e na agricultura, para matar insetos. A substância foi banida da agricultura brasileira nos anos 80. Para falar sobre este composto e o seu risco ambiental para a saúde, o Brasil Rural conversou com Rui Muller, engenheiro agrônomo e Coordenador Estadual do Programa de Reconhecimento do BHC no Paraná.

Diversos países proibiram o uso do BHC e no Brasil, foi banido da agricultura nos anos 80, por ser um produto  de alto teor tóxico, pois os resíduos químicos podiam não se decompor no solo, contaminando as fontes de água, explica o agrônomo.

Explica ainda que, no Paraná, esses pesticidas eram usados em grande escala, e quando o governo federal proibiu o uso, os agricultores deixaram retidos em diversas propriedades, por não saberem o que fazer, ficando guardados por 30 ou 40 anos. O programa de reconhecimento do BHC do Paraná conseguiu estabelecer uma forma de recolhimento do composto, criando um depósito em Tamarana.

“Em 99, 98, conseguimos eliminar cerca de um milhão e duzentos mil quilos desse pesticida”, afirma o engenheiro. "Essa foi a primeira execução de destruição desse material feita aqui no estado", conta.

Ele explica que a destruição da substância é feita por incineração. "É a maneira mais segura e indicada no momento", esclarece. Apenas cinco incineradores no país são indicados para receber esse tipo de material.

Rui orientou agricultores sobre os cuidados que eles devem ter, caso ainda tenham o composto estocado.

​Ouça a entrevista no player abaixo:

 

Criado em 21/05/2018 - 12:41

Mais do programa