Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Herbário da UnB vai ajudar na identificação de amostras botânicas

Pesquisadora fala que no Brasil são descobertas muitas espécies de planta todos os dias, pois o Brasil ainda está no processo de conhecimento da sua flora

Brasil Rural

No AR em 18/05/2018 - 08:54

O Brasil Rural desta sexta-feira (18) conversou com Adriana Oliveira, pesquisadora Associada do Herbário da Universidade de Brasília - UNB sobre a parceria do Herbário com o Inventário Florestal Nacional - IFN.

Segundo ela, um herbário é considerado uma coleção de plantas secas e sua função na UNB é receber o material, processar, prepará-lo para então dar nome à espécie. O herbário da UNB abriga cerca de 300 mil plantas.

A pesquisadora explica que existem espécies que podem ser extintas e essa parceria com o IFN é uma forma até mesmo de estudá-la. “Inventariar a biodiversidade para entendê-la melhor”.

O inventário ocorre em âmbito nacional. “É um levantamento extensivo sobre os recursos das florestas com o objetivo de produzir informações das florestas plantadas e nativas”, explica Adriana. Seu objetivo também é identificar plantas raras e ameaçadas para ampliar o conhecimento sobre a dinâmica dos biomas nacionais, além da possibilidade de descobrir novas espécies.

Ouça a entrevista:

 

(Com informações da UNB)

Criado em 18/05/2018 - 09:37

Mais do programa