Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Veterinária explica as doenças mais comuns em aves

Respondendo a dúvida de ouvinte, especialista apresenta possíveis causa de mortes em aves

Brasil Rural

No AR em 25/05/2018 - 10:04

O Brasil Rural desta sexta-feira (24) fala com Ana Maria Almeida, veterinária e professora de Doenças de Aves na Faculdade Upis – Brasília, que responde a dúvida de um ouvinte sobre possíveis causas de doenças e mortes em aves.

O ouvinte Domingos, da cidade de Arraias-TO, fez o seguinte questionamento: “Minhas galinhas começam a cochilar e morrem. Os patos param de andar e também morrem. O que pode estar acontecendo?.

Em resposta ao ouvinte, a veterinária explica que a criação "de fundo de quintal” deixa as aves propensas a várias doenças. Segundo ela, “existem diversas doenças de origem bacteriana (colibacilose, salmonella) ou viral (artrite), comuns em criações domésticas, podendo a transmissão ocorrer entre as espécies”.

Como ação preventiva é importante, caso verifique alguma ave doente, separá-las por espécies e por idade. De acordo com a especialista, a vermifugação é um método importante para prevenir doenças nas aves. Além disso, a vacinação contra a doença New castle é obrigatória no Brasil em galinhas. "Existem muitas vacinas que muitos proprietários e produtores nem sabem”, acrescenta.

Na entrevista, a veterinária também explica sobre o patógeno mais comum em aves que é a Salmonella e seus subtipos.

Ouça a entrevista na íntegra no player abaixo:


Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 25/05/2018 - 10:51

Mais do programa