Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Florestas com araucária estão ameaçadas de extinção

Pesquisas apontam que o bioma perdeu aproximadamente 97% de sua área original

Brasil Rural

No AR em 28/06/2018 - 09:48

Dia 24 de junho foi comemorado o Dia Nacional da Araucária, árvore símbolo do Sul do Brasil. Para lembrar a data, o Brasil Rural desta quinta-feira (28) aborda esta espécie de árvore e conversa com o pesquisador responsável pelo projeto “Avaliação do risco de extinção da flora da floresta com araucária e o incremento de populações em áreas protegidas”,  Pablo Hoffmann.

Segundo o pesquisador, o conjunto das espécies e como elas funcionam é que faz os ecossistemas funcionarem bem. E os ecossistemas são importantes para a manutenção, pra qualidade do ar, água, fauna e solo.

"Quando a gente causa um desequilíbrio em um ecossistema, por exemplo, se uma área é desmatada, ela acaba ocasionando danos e perdas também para outras espécies, não só nos vegetais, mas  também para os animais que se alimentam de frutos daquelas espécies vegetais. Tem várias espécies que se alimentam de frutos da floresta araucária, como a gralha azul, a gralha picaça, a cotia... e cada vez que se degrada esse ambiente, essas espécies vão tendo mais risco de se extinguirem", explica.

 

O trabalho do projeto é promover ações que buscam a preservação, desde o mapeamento no campo, acompanhamento da coleta de sementes, produção de mudas e reintrodução das espécies em seu ambiente. Além disso, verificar o risco de extinção das espécies e buscar planos de ação.

Ouça a entrevista no player abaixo


O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 28/06/2018 - 09:58

Mais do programa