Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça o PronaSolos, maior programa de investigação do solo brasileiro

Liderado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o programa também é apoiado pela Embrapa, universidades, institutos de pesquisa e agências especializadas

Brasil Rural

No AR em 29/06/2018 - 11:02

O Brasil Rural desta sexta-feira (29) entrevistou José Carlos Polidoro, o chefe geral da Embrapa Solos, que falou sobre o programa de investigação do solo brasileiro - PronaSolos - do qual támbém é o coordenador.

Desde o dia 19 de junho, o programa foi implementado, após assinatura do Decreto 9.414. De acordo com o chefe geral, conhecimento é a base para a conservação do solo e da água.

“É um programa de estudo com um planejamento inédito nesta nossa área, que é um planejamento de longo prazo. É um programa que tem sua duração prevista para 30 anos e justamente visa visa melhorar a relação da sociedade, das pessoas, com o solo e com a água”, destaca.

 

O PronaSolos pretende mapear o território brasileiro e gerar dados com diferentes graus de detalhamento para subsidiar políticas públicas, auxiliar gestão territorial, embasar a agricultura de precisão, entre muitas outras aplicações. Umas das metas do programa é controlar as erosões, que segundo Polidoro, causam prejuízo de 5 bilhões de dólares por ano no Brasil.

Ouça a entrevista no player abaixo:


O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

 

Deseja fazer algum tipo de manifestação?

Favor copiar o link do conteúdo ao apresentar sua sugestão, elogio, denúncia, reclamação ou solicitação.

Criado em 29/06/2018 - 11:38

Mais do programa