Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba como identificar o solo brasileiro com maior precisão

Solos brasileiros não são homogêneos

Brasil Rural

No AR em 18/06/2018 - 09:41

O Brasil Rural conversou com o professor de Agronomia e Pós-Ciência do Solo José Marques. Ele explica o que é pedometria, como o grupo de pesquisa desenvolveu métodos para identificar a variedade do solo brasileiro e quais os nutrientes necessários para correção.

Ouça a entrevista no player abaixo:


Ele afirmou que, além da deficiência crônica de nutrientes naturais do solo, há também variações. O mapeamento delas é muito importante para a agricultura.

Para ele, foi dada muita ênfase para o desenvolvimento do maquinário e demoraram para perceber a importância das variações do solo.

 

"Os solos não são homogêneos, eles variam", declarou José Marques.

 

O grupo de pesquisa confecciona mapas com precisão matemática, acoplado aos tratores, que identifica a variação do solo e, junto com a análise de laboratório, possibilita ao agricultor o uso de nutrientes, com as dosagens corretas nos locais corretos. 

Este estudo métrico de processos, e a precisão de análise dos solos e em escalas, é chamado de pedometria. 

O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

 

Criado em 18/06/2018 - 10:14

Mais do programa