Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Aluno da UFF desenvolve concreto permeável sustentável

Pouco usado ainda no Brasil, material recupera a infiltração de água no solo, reduz as ilhas de calor nos centros urbanos e diminui também o impacto das enchentes

Brasil Rural

No AR em 30/07/2018 - 14:16

O Brasil Rural desta segunda-feira (30) fala sobre meio ambiente e ideias que nos ajudam a sermos mais sustentáveis. É que um projeto de conclusão de curso da Universidade Federal Fluminense (UFF) desenvolveu um concreto permeável colorido. Com ele, é possível recuperar a infiltração do solo, diminuir o impacto de enchentes e ainda reduzir o efeito das ilhas de calor nos centros urbanos. Sobre este assunto, o programa conversou com o graduando em Engenharia Civil pela UFF e autor do projeto, Lucas Menegatti, que explica melhor a ideia.

"O concreto permeável é um concreto que permite a passagem de água e ar através de sua estrutura. A ideia é ter um material mais sustentável. Ele pode ser aplicado em superfícies de pavimentação, pode ser utilizado por exemplo em calçadas, estacionamentos, ruas com tráfego menor e decks de piscina. Várias utilizações em que ele possa receber a água da chuva e evitar que ocorra um maior escoamento superficial, evitando também enchentes em grandes centros urbanos", esclarece o aluno.

O concreto permeável pode ser considerado um tipo de pavimentação sustentável, ainda com pouco estudo no Brasil e um material relativamente novo de utilização no mercado. A diferença desse concreto é que tem pouca ou nenhuma adição de areia, sendo em geral feito basicamente de brita, cimento e água. Segundo Lucas, a ideia inicial foi contribuir para essa formação de literatura sobre o assunto. O próximo passo, segundo ele, é estudar algumas propriedades desse concreto em relação a mistura para melhorar o desempenho.

Acompanhe no player acima a íntegra da entrevista. 

O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 30/07/2018 - 14:56

Mais do programa