Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Primeiro semestre apresenta alta nas exportações de arroz

Confira esta e outras análises da semana para os principais produtos agropecuários

Brasil Rural

No AR em 24/07/2018 - 13:03

Terça-feira é dia do quadro Mercado e Cotações com o professor Argemiro Brum, diretamente da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). É de lá que ele comenta, semanalmente, os preços dos principais produtos agrícolas do país. Na análise desta terça-feira (24) ele fala sobre o mercado do arroz:

"Pela terceira semana consecutiva, os preços do arroz se mantiveram firme aqui no sul do país e continuam apresentando viés de alta. As excelentes exportações para o período, primeiro semestre - em particular -, e o aumento do consumo interno estão na origem deste movimento. É bom lembrar que o ano comercial do arroz se inicia em 1º de março e se encerra em 28 de fevereiro. E há uma perspectiva de determinarmos este ano comercial com baixos estoques de arroz", afirma o professor.

Já os preços do feijão carioca reagiram no final da semana que passou em até R$ 20 por saco em algumas regiões do país devido à retração nas vendas por parte dos produtores. Em relação a 2017, a estimativa para a produção de feijão da terceira safra nacional está 1,8% acima do que foi ano passado. Em paralelo, temos seca em algumas regiões produtivas. 

Sobre o mercado da soja e do milho, dois principais grãos da produção agrícola, Brum diz que a semana que passou houve uma constante recuperação nas cotações de Chicago. Ainda é cedo para iniciar que o mercado da soja iniciou uma reversão consistente, já que vem de muito tempo com quedas contínuas. O mercado agora passa a olhar com atenção redobrada o clima nos EUA, já que estamos em pleno verão e safra. Quanto as carnes, ele comenta ainda o mercado das aves, suínos e bovinos. 

Acompanhe a entrevista completa no player acima. 

O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 24/07/2018 - 14:29

Mais do programa