Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Documentário mostra o impacto da pecuária na Amazônia

Resultado de 2 anos de investigação jornalística, filme alerta para que o consumo da carne não esteja atrelado a questões como desmatamento e trabalho escravo

Brasil Rural

No AR em 26/07/2018 - 13:01

O Brasil Rural desta quinta-feira (26) conversou com o diretor do filme "Sob a Pata do Boi", Márcio Isensee, sobre os estragos da pecuária na Amazônia. Em 49 minutos de projeção, o documentário expõe através de entrevistas com produtores rurais e donos de frigoríficos o desmatamento na região. O filme é uma produção do site ((o)) eco, de jornalismo ambiental, e do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

"Este documentário é resultado de 2 anos de investigação para a cadeia de pecuária da Amazônia. Conversamos com produtores grandes e pequenos em diferentes municípios, principalmente no Pará, que é um grande expoente da pecuária na Amazônia. E isso gerou uma série de reportagens que foram sendo publicadas e depois disso a gente fez o filme. Sempre com intuito muito claro de que as pessoas saibam que existe pecuária na Amazônia. A região hoje tem um rebanho de 85 milhões de cabeças de gado, 3 cabeças para cada pessoa no bioma", aponta Márcio.

No documentário, ele tenta abordar o problema ao falar de boas práticas na pecuária e também sobre questões como regularização fundiária e consciência do consumidor. O Pará foi o primeiro estado a se propor, através de um ajustamento de conduta firmado entre os frigoríficos e o Ministério Público, a tentar controlar essa cadeia para que os frigoríficos não comprassem de fazendas que tem o desmatamento, trabalho escravo e outras questões relacionadas ao meio ambiente. Ouça no player acima.

Exibido em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Belém, o documentário estará disponível a partir de 9 de agosto nas plataformas digitais iTunes, Google Play e Net NOW. 

O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 26/07/2018 - 14:40

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa