Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Zootecnista fala das doenças comuns em equinos e dá dicas de nutrição

Segundo especialista, cavalos com alimentação inadequada são mais propensos às doenças

Brasil Rural

No AR em 13/07/2018 - 09:38

O Brasil Rural de hoje (13) conversa com o zootecnista e supervisor técnico de equinos da Gaubi Nutrição, Eduardo Villaça, que aborda as principais doenças em cavalos e como a alimentação correta pode melhorar o quadro de enfermidade.

O zootecnista destaca as doenças mais comuns em equinos, como cara inchada, cólica, doença ortopédica do crescimento, micotoxina dos alimentos, tudo em decorrência ao manejo nutricional.

"Muitas vezes o cavalo está gordo, não está com o pêlo feio, mas também não está excepcionalmente brilhoso, mas ele está começando a ter o que a gente chama de "síndrome metabólica", que são esses problemas relacionados com a obesidade, com o excesso de alimentação. Porque o pessoal acha que o cavalo saudável é o cavalo gordo. Mas ele não pode estar obeso", ressalta.

 

Saber se o cavalo está bem nutrido, segundo o especialista, é difícil de avaliar. A qualidade da pelagem pode ser sinal de nutrição, mas só isso não significa que o equino está bem nutrido e saudável.

Para Villaça, a base da alimentação dos equinos são as gramíneas e é importante o agricultor saber se ela é palatável e se manejo é adequado. Já o milho, é muito energético e deve ser dado aos equinos em pequenas porções, só para suplementar as refeições. 

Ele explica ainda a forte tendência do cavalo se desidratar rapidamente, por isso, é mais importante o animal estar hidratado do que alimentado. Além disso, quantidade não é qualidade. Na verdade, o melhor é dar pouco alimento com alta qualidade para os equinos e com isso ele terá menos problemas digestivos e serão mais saudáveis.

Ouça a entrevista completa no player abaixo:


O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 13/07/2018 - 09:56

Mais do programa