Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especialista explica nova variedade de tomates

Embrapa desenvolveu uma nova variedade de tomate híbrido, que além de apresentar maior teor de licopeno, é mais nutritivo e mais lucrativo para o produtor

Brasil Rural

No AR em 07/08/2018 - 10:24

O assunto tratado no Brasil Rural de hoje (07) é o tomate da variedade BRS Zamir, uma nova geração de tomates híbridos, desenvolvido pela Embrapa, que apresenta um diferencial benéfico para os consumidores pelo alto teor de licopeno. O engenheiro agrônomo e pesquisador responsável pelo melhoramento genético do tomateiro da Embrapa Hortaliças, Leonardo Boiteux, fala sobre essa nova variedade de tomates.

"Tem duas coisas que estão acontecendo, duas tendências que estão acontecendo: uma é muita produção embaixo de estufa plástica e outra tendência é o uso de genes que aumentam a capacidade de pós colheita do tomateiro. Então esse gene muitas vezes interfere na maturação do tomate e no estabelecimento de todas essas características de sabor, aroma", destaca o especialista.

 

O pesquisador ressalta que um seguimento que está em franco crescimento é o tomate-cereja ou tomate uva por ter uma grande praticidade no preparo e no consumo. A vantagem que essa nova variedade de tomate apresenta é o alto teor de licopeno, enquanto que alguns tomates chegam a ter de 100 a 110 miligrama por grama de licopeno por tomate, o BRS Zamir, chega alcançar o acúmulo de licopeno até 120/140 miligramas por grama por fruto, importante para a saúde humana por ser um grande antioxidante natural. 

Ele explica também que a nova variedade de tomates tem como características a "crocância", o balanço adequado de açúcar e ácido e a casca que também se dissolve.

Ouça a entrevista no player abaixo:

Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 07/08/2018 - 10:33

Mais do programa