Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisador revela contradições do setor agropecuário no Brasil

"A agropecuária brasileira cresce em produtividade, mas segue expandindo área em proporção menor do que o crescimento de produtividade”, aponta

Brasil Rural

No AR em 12/09/2018 - 11:12

Nesta quarta-feira (12) Marcelo Ferreira entrevistou o pesquisador do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), Luís Fernando Guedes. O pesquisador abordou um estudo chamado Atlas da Agropecuária Brasileira. Nele, é apontado dados de vários aspectos em relação a agricultura e a pecuária  no Brasil.

"A agropecuária brasileira cresce em produtividade, mas segue expandindo área em proporção menor do que o crescimento de produtividade”, aponta.

O pesquisador falou sobre o aumento da eficiência da pecuária, que pode estar associado a impactos ambientais. Para ele, o Atlas está buscando o ponto de equilíbrio entre o crescimento e conservação do meio ambiente, aumento de renda, conservação dos recursos naturais e uma distribuição mais equilibrada no setor.

Apesar dos pontos positivos, os dados do atlas também revelam profundas contradições da agropecuária brasileira. "A agropecuária brasileira é um setor moderno de inovação, mas a gente ainda tem desmatamento ilegal, mortes no campo e trabalho escravo”, aponta Guedes. Ouça a entrevista completa no player acima.

Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional do Rio de Janeiro; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 12/09/2018 - 11:27

Mais do programa