Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça a radiocirurgia, tratamento para pacientes com câncer

Estudos mostram a eficiência da radiocirurgia em pacientes com câncer, principalmente o de pulmão, que é o mais letal do mundo.

Ponto de Encontro

No AR em 06/09/2018 - 12:02

O Ponto de Encontro desta quarta-feira (5) conversou com Rafael Gadia, oncologista e diretor de radioterapia do Hospital Sírio-Libanês.

Segundo o médico, apesar do nome, a radiocirurgia nada mais é do que uma radioterapia mais precisa, e que consegue fazer doses de radiação muito alta, equivalente a uma cirurgia.

“É um tratamento ultrapreciso com potência maior e, normalmente, realizado em poucos dias, enquanto a convencional é feita com várias aplicações, e mais demorada. Vale ressaltar que a indicação é restrita para pacientes com doença inicial, tumor pequeno, sem evidência de disseminação em outros órgãos, e também em  pacientes que não tem condições clínicas para cirurgia. É um tratamento simples e fácil de ser tolerado”, explica.

O médico ressalta ainda que, com diagnóstico precoce, com programas como a tomografia, é possível a cura de câncer de pulmão.

Ouça a entrevista completa no player acima.

O programa Ponto de Encontro vai ao ar de segunda a sexta, às 10h, na Rádio Nacional da Amazônia; aos sábados, às 7h, e aos domingos, às 8h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.

Criado em 06/09/2018 - 12:18

Mais do programa