Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Técnica evita pragas no tomate e reduz uso de inseticidas

Ensacamento do tomate tem melhores resultados quando ocorre no período da flor aberta

Brasil Rural

No AR em 18/09/2018 - 10:01

Para falar sobre a técnica que evita a praga no tomate, o Brasil Rural conversa, nesta terça-feira (18), com o professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e autor de uma pesquisa sobre o assunto, Patrik Luiz Pastori.

De acordo com o professor, a técnica começou com ensacamento do fruto usando o TNT, em diversos momentos do crescimento do tomate, iniciando pela flor. Ao acompanhar o resultado destas várias etapas, foi verificado que a praga ataca bem no início da produção, no período da floração.

“O estudo mostrou que o melhor resultado é quando a gente ensaca ele (o tomate) no período da flor ainda, quando a flor está aberta. Este foi o melhor resultado que nós obtivemos. No nosso estudo nós encontramos apenas 3% de danos nos frutos finais. Um resultado bastante considerável”, esclarece o pesquisador.

 

Ainda segundo Patrik Luiz, o uso dos inseticidas não pode ser reduzindo em 100% porque existem outras pragas que atacam outras partes da planta, mas mesmo assim houve uma redução de 40% do uso de inseticidas.


Ouça a entrevista no player abaixo:

Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional do Rio de Janeiro; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

 

Criado em 18/09/2018 - 10:24

Mais do programa