Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especialista fala sobre o uso de antibióticos na dieta das aves

No Brasil, o antibiótico é usado como um promotor de crescimento em aves

Brasil Rural

No AR em 05/10/2018 - 08:45

O tema desta sexta-feira (05) no Brasil Rural é nutrição animal. O Brasil é um grande exportador de carne de aves do mundo. Para falar obre o assunto, Marcelo Ferreira entrevistou Patrícia Aristimunha, gerente de serviços técnicos da Kemin América do Sul e doutora em Produção e Nutrição de não ruminantes pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ela falou em especial sobre o uso de antibióticos na produção de aves.

Ouça no player abaixo:


Ela declarou que náo é feito o uso de hormônios em aves para o crescimento.

 

“Existe N razões para isso, entre elas é que o uso de hormônio é ilegal”, ressalta.  

 

A especialista afirmou que não há comprovação na literatura científica da viabilidade do custo-benefício do uso de hormônios na produção avícola. 

Patrícia disse que "promotores de crescimento" são agentes antibióticos utilizados nas aves com o objetivo de aumentar a performance zootécnica. O melhor desempenho ocorre devido à redução da incidência de infecção clínica e subclinica.

Ela esclareceu que hoje a tendência é evitar esse uso, tanto no mercado externo como no interno. Segundo ela, o mercado brasileiro não é tão exigente quanto o externo, mas já procura soluções alternativas e menos agressivas na produção animal.

O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 05/10/2018 - 09:14

Mais do programa