Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estudante cria canudo biodegradável e comestível de inhame

Maria Pennachin, de 16 anos, se dedicou ao projeto após assistir uma reportagem que mostrava uma tartaruga resgatada por biólogos com um canudo de plástico preso nas narinas

Brasil Rural

No AR em 17/10/2018 - 09:16

O Brasil Rural desta quarta-feira (17) falou com Maria Pennachin, aluna do Colégio Estadual Culto à Ciência, em Campinas, que criou o biocanudo a partir do amido de inhame.

Aluna do Colégio Culto à Ciência

A jovem estudante conta que a ideia surgiu ao assistir uma reportagem que mostrava uma tartaruga resgatada por biólogos com um canudo de plástico preso nas narinas. O fato despertou o interesse em buscar soluções para a substituição do canudo de plástico, que já foi proibido em alguns estados do país.

A partir daí, Maria, com a supervisão de orientadores, buscou experimentos com o inhame, criando o canudo biodegradável e comestível. O projeto surgiu como atividade acadêmica, desenvolvido no laboratório do Colégio Estadual Culto à Ciência de Campinas.

“Eu pensei em desenvolver o bioplástico, que poderia ser feito com batata, beterraba,.. Mas eu quis desenvolver com algo menos tradicional, então fiz com inhame, que já era usado na cozinha de casa, e gostei da baba que ele solta e introduzi, quando estava fazendo a experiência de bioplástico. E além de biodegradável, ele é comestível. Ao longo dos testes, usei toda a poupa do inhame, conseguindo um resultado parcial. Mas tem muito o que melhorar”, explica a estudante.

Ouça a entrevista completa:

 

 

Criado em 17/10/2018 - 09:31

Mais do programa