Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estudo da Esalq/USP desenvolve frango mais saudável, com mais carne e menos gordura

Mercado consumidor está mais exigente em relação à alimentação saudável

Brasil Rural

No AR em 11/10/2018 - 09:15

O tema desta quinta-feira (11) no Brasil Rural é alimentação saudável que a cada dia se torna exigência do consumidor. O apresentador Marcelo Ferreira conversou com Gabriel Costa, pós-doutorando em Zootecnia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP) e primeiro autor do estudo da Esalq/USP que desenvolveu um frango mais saudável, com mais carne e menos gordura.

Ouça no player abaixo:


Gabriel conta que o Brasil ocupa uma posição de destaque no cenário mundial na produção de carne de frango devido ao melhoramento genético e aos estudos que empregados na produção de carne para que se alcance maior produtividade e tenha um mercado competitivo.

Ele compara que em relação às aves de corte, antigamente, eram necessários 105 dias para o abate e obter uma ave de 1,5 kg e agora são necessários 42 dias, para uma ave de 2,5 kg.

 

“Os avanços são devido aos estudos de melhoramento genético que propiciaram animais mais eficientes no consumo da ração. A gente aproveita melhor os nutrientes que estão disponíveis na ração pra que ele tenha mais ganho de peso e um crescimento acelerado”, afirma.

 

A carne do frango tem um teor maior de gordura atualmente e hoje a demanda é para produtos mais saudáveis.

Gabriel explicou que um frango com redução de gordura ainda está em processo de desenvolvimento.

Ele considera que as aves comerciais hoje são bem maiores que as tradicionais.

Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Tags:  frango

Criado em 11/10/2018 - 09:23

Mais do programa