Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Manga brasileira ganha mercado da África do Sul

Segundo especialista da CNA, Brasil produz muito no mercado de frutas mas ainda exporta pouco

Brasil Rural

No AR em 04/10/2018 - 05:00

Nesta quarta-feira (4), o Brasil Rural conversou com o assessor técnico da Comissão Nacional de Fruticultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Eduardo Brandão, sobre a exportação da manga para a África do Sul, mais um mercado importante. 

"A gente já vem buscando diversificar a questão dos mercados para as frutas brasileiras como um todo. A gente busca essa diversificação e hoje a exportação de frutas do Brasil é ainda muito pequena em relação ao que a gente produz. Nós somos o terceiro maior produtor de frutas do mundo e exportamos apenas 2%, 2,5% do volume que produzimos. Então, a gente buscar exportar para agregar valor e renda para o produtor e divisas para o País", esclarece Brandão.

 

Segundo o assessor, a África do Sul é um mercado que o Brasil está tentando expandir porque a concentração da exportação brasileira está muito na Europa. Ele lembra ainda que o maior problema encontrado foram as questões fitossanitárias, que demoraram de três a quatro anos para regularizar toda a questão e provar que nós tínhamos qualidade fitossanitária.

De acordo com Brandão, as exigências para exportação são alguns dos fatores que impedem esse avanço do setor. Ele afirma também que a CNA atua junto ao governo nas negociações, dando apoio ao Ministério da Agricultura.

 

Ouça a entrevista completa no player abaixo:

 

Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

 

Criado em 04/10/2018 - 13:22 e atualizado em 04/10/2018 - 13:21

Mais do programa