Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especialista explica cuidados para uso de antimicrobianos em animais

Entidades se unem para traçarem plano de ação no controle e prevenção de antimicrobianos usado em animais

Brasil Rural

No AR em 31/10/2018 - 09:15

O Brasil Rural desta quarta-feira (31) entrevista Anna Julia Portz, porta-voz da Aliança da Proteína Animal. Ela fala sobre o uso de produtos antimicrobianos, entre eles os antibióticos.  

Com o aumento da população e, consequentemente, o aumento na demanda de alimentos de origem animal, a utilização de produtos veterinários tem sido aliado para a saúde dos animais. Com isso, cresce também a a preocupação com o uso correto dos antimicrobianos, principalmente os antibióticos.

Preocupadas com isso, entidades se uniram ao governo e criaram a Aliança da Proteína Animal, que trabalha em prol do uso correto desses medicamentos nos animais e atualmente conta com 15 entidades organizadas pelo Ministério da Agricultura

“A forma correta de utilização não é abusiva, a forma como a bula dos medicamentos descreve o uso não é uma forma abusiva, pelo contrário. O uso dos antimicrobianos vem para melhorar a produtividade dos animais e também a partir de uma preocupação com bem-estar animal. Nossa preocupação é em relação aos desvios de uso, ao uso irresponsável, sem respeitar a bula, sem respeitar o período de carência. E isso sim pode ser um problema”, esclarece ainda a porta-voz.

 

A especialista acrescenta ainda que um dos papeis da Aliança é conscientizar os produtores sobre importância do uso correto desses medicamentos.

 

Ouça a entrevista no player abaixo:

Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

 

Criado em 31/10/2018 - 09:57

Mais do programa