Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Vazio sanitário do feijão vai até 20 de outubro no Distrito Federal

Desde 20 de setembro, é proibido manter plantas vivas da cultura na região

Brasil Rural

No AR em 01/10/2018 - 08:17

O Brasil Rural conversa nesta segunda (01) com a gerente de sanidade vegetal da Secretaria de Agricultura do Distrito Federal, Marília Amgahten, sobre o vazio sanitário do feijão, que começou em 20 de setembro e vai até o dia 20 de outubro.

Nesse período é proibido manter plantas vivas da cultura em todo o território do Distrito Federal. A gerente explica que o objetivo do vazio sanitário da leguminosa é prevenir a incidência da mosca-branca, vetor do vírus causador do mosaico dourado entre a safra de inverno e a de verão. A mosca-branca só se torna virótica quando se alimenta de uma planta de feijão contaminada com o vírus. Assim, ao se eliminar as plantas de feijão, quebra-se a "ponte verde" entre um cultivo e outro.

Vazio Sanitário do Feijão

De acordo com a gerente, o produtor deve estar ciente de que, no caso de desrespeito ao período do vazio sanitário do feijão, além das sanções previstas em lei, poderá comprometer a sanidade e a produtividade da cultura para a próxima safra. A multa fica entre R$ 15 a 50 mil reais.

 

Ouça no player abaixo:


Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

 

Criado em 01/10/2018 - 08:40

Mais do programa