Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Quintais produtivos garantem 70% da produção de alimentos para o autoconsumo

Com produção em sua maioria por mulheres, os quintais garantem a manutenção das famílias do campo

Brasil Rural

No AR em 19/11/2018 - 08:32

O Brasil Rural desta segunda-feira (19) entrevista Beth Cardoso, coordenadora técnica do Centro de Tecnologia Alternativa da Zona da Mata de Minas - CTA. Ela fala sobre os quintais produtivos, que tem participação em sua maioria de mulheres.

Para a coordenadora, o termo quintal produtivo pode ser reconhecido por aquele em que a produção é feita ao redor da casa. Os quintais são espelho de socialização e de produção de alimentos, verduras, frutas, de plantas medicinais, além de criação de animais.

"A alimentação da família é produzida prioritariamente dos quintais. É importante dizer que os quintais são espaço de autonomia das mulheres porque geralmente quem cuida do quintal são elas. Não que elas não estejam nos outros espaços produtivos. As mulheres também estão na lavoura, dificilmente há uma propriedade de agricultura familiar em que a mulher não vá ”, esclarece Beth Cardoso.

 

A especialista destaca que o quintal precisa ser visto como objeto de política pública, pois é um espaço que garante a manutenção das famílias no campo. Ela acrescenta ainda que os quintais são fonte de renda da família e que, na Zona da Mata, 70 % da produção para o autoconsumo vem dos quintais produtivos e é realizada por mulheres.

 

Ouça a entrevista completa no player abaixo:

Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

 

Criado em 19/11/2018 - 08:54

Mais do programa