Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Delegado e professor lança livro sobre plantas psicotrópicas proibidas no Brasil

Publicação visa debater e alertar aos proprietários sobre os prováveis confiscos de terras, prevista na Constituição Federal para aqueles que mesmo sem saber cultivam plantas proibidas pela ANVISA

Brasil Rural

No AR em 14/11/2018 - 08:25

O Brasil Rural entrevista Reinaldo Lobo, escritor, delegado da Polícia Civil do DF e professor da Universidade Federal de Goiás (UFG). Ele lança hoje o livro de sua autoria “Cultura de plantas Psicotrópicas Proibidas no Brasil: Confisco de terras e debates em direitos e princípios fundamentais (2ª edição ampliada)”.  

Segundo o delegado, a temática do livro é um assunto pouco conhecido.  Ele cita o art. 243 da Constituição Federal, que estabelece uma espécie de confisco constitucional das propriedades onde for localizado o cultivado ilegal de psicotrópicos, plantas cuja proibição é regulamentada pela ANVISA. Atualmente são oito espécies cuja produção é vedada.

“Sendo localizadas culturas de qualquer uma dessas oito plantas - e a cannabis Sativa é uma delas, que é a planta da maconha - o proprietário tem as suas terras confiscadas, por disposição do art. 243 da Constituição Federal. E esta é a única hipótese de confisco sem indenização prevista na Constituição da República", explica Reinaldo Lobo.

 

O professor esclarece que trata-se de uma punição do direito agrário e não de direito penal. E essa punição independe do proprietário saber da existência da plantação.

O autor do livro destaca que não há nenhuma abertura na lei no caso de plantação para fins terapêuticos no Brasil e que essas plantas ainda são proibidas. Ele acrescenta ainda que a portaria da Anvisa permite, mediante prévia autorização, a produção para fins científicos ou medicinais, entretanto, o delegado desconhece que já tenha sido dada essa autorização administrativa no País. Há algumas autorizações judiciais.

O livro será lançada hoje (14), às 16h, no Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte, em Brasília.

 

Ouça a entrevista completa no player abaixo:

Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

 

 

Criado em 14/11/2018 - 08:43

Mais do programa