Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conferência das Nações Unidas discute mudanças climáticas

COP 24 busca soluções para conter as emissões de gases de efeito estufa

Brasil Rural

No AR em 11/12/2018 - 10:01

O Brasil Rural conversa nesta terça-feira (11) com Isabel Figueiredo, coordenadora do programa Paisagens Produtivas Ecos sociais do Cerrado e Caatinga, do Instituto Sociedade, População e Natureza. Ela fala sobre um dos assuntos discutidos na COP 24, que é a importância do bioma cerrado para o ecossistema.

Segundo a coordenadora, é relevante o papel das comunidades no bioma cerrado. Elas contribuem na preservação do ecossistem do bioma, que mantém estoques de carbono importantes para o equilíbrio do clima.

Do ponto de vista econômico, o meio de vida dessas comunidades, é diferente do sistema produtivo comum. Essas famílias geram renda produzindo grande diversidade de alimentos, sem substituir o cerrado pelo monocultivo e aliando à criação de animais, coletando frutos e plantas medicinais, como o pequi, babaçu, que são produtos que geram renda e mantêm muitas famílias no campo e preservando o bioma.

"O cerrado retém e ele mantém o estoque de carbono além do que a gente enxerga na paisagem. É muito importante o que ele tem no subsolo porque o cerrado tem raízes muito profundas. A biomassa que ele mantém no subsolo e também o carbono que ele mantém na matéria orgânica do solo, tem um papel importante. Quando a gente desmata o cerrado, a gente emite esses gases todos que estavam retidos no sobsolo”, explica a especialista.  

 

Ouça a entrevista no player abaixo:


Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

 

 

Criado em 11/12/2018 - 10:18

Mais do programa