Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisa percorre supermercados no Brasil e encontra bactérias resistentes a antibióticos

Universidade de Medicina e Veterinária da USP realizou a pesquisa no país

Brasil Rural

No AR em 19/12/2018 - 05:00

O Brasil Rural desta quarta-feira (19) entrevistou José Rodolfo Panim Ciocca, gerente de Agropecuária Sustentável da ONG Proteção Animal Mundial. Ele falou de uma pesquisa realizada pela Universidade de Medicina e Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, que avaliou amostras de carnes em supermercados. O estudo apontou a existência de bactérias resistentes ao uso de antibióticos.

Ouça a entrevista no player abaixo:


José Rodolfo explicou que, diferentes dos hormônios, que são proibidos no Brasil, os antibióticos são usados em animais, principalmente como promotores de crescimento.

 

"Os antibióticos quando utilizados em doses baixas, alguns antibióticos servem como melhorador de desempenho animal”

 

O gerente afirmou que esse uso exarcebado provoca bactérias resistentes a antibiótico.

Os antibióticos são utilizados nos suínos de forma preventiva, pois eles são mais propensos a infecções devido ao estresse que passam. No entanto, esse procedimento gera risco tanto para os animais quanto para as pessoas. Essa prática não é recomendada, garante o gerente.

O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 19/12/2018 - 08:09

Mais do programa