Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Poços artesianos podem ser uma alternativa de recursos hídricos do DF

Crise hídrica ajudou na mudança de comportamento da população e mesmo com o fim do racionamento consumo de água continua a diminuir

Brasil Rural

No AR em 10/12/2018 - 08:35

O tema desta segunda-feira (10) do Brasil Rural é o futuro do abastecimento e recursos hídricos do Distrito Federal, mesmo com fortes chuvas nos últimos meses. Para falar desse assunto Marcelo Ferreiro entrevista Jorge Werneck, diretor da Agência de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF - Adasa.

O especialista explica que os níveis dos reservatórios estão subindo, porém, é preciso continuar observando para não haver problemas mais tarde.  Para o diretor da Adasa, as chuvas do mês estão acima da média.

“O recurso hídrico é um bem finito. Quando a gente pensa no uso água subterrânea, ela tem um caráter mais complementar. Quanto a gente pensa em abastecimento público e naquelas zonas que não são abastecidas, ela se torna uma opção de abastecimento importante, até para ter uma água de qualidade, mas ela é finita também e precisa de autorização da Adasa para que as pessoas façam a captação”, esclarece Jorge Werneck.

 

De acordo com o entrevistado, os poços artesianos podem ser uma alternativa. Ele acrescenta ainda que com a crise hídrica foi feito um trabalho para otimizar o uso da água. Houve uma participação da mídia, o uso da água na agricultura ficou mais eficiente, os banhos ficaram mais rápidos. Além disso, houve um esforço coletivo para reduzir as perdas e foi observada uma mudança na cultura a ponto continuar caindo o consumo de água no Distrito Federal mesmo com o fim do racionamento.

 

Ouça a entrevista no player abaixo:

 

O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

 

 

Criado em 10/12/2018 - 08:49

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa