Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ração a base de insetos é alternativa na alimentação de peixes e aves

Fonte de proteína, ração é feita a base de grilo preto, larvas de besouros e moscas soldado negra

Brasil Rural

No AR em 19/12/2018 - 05:00

Uma possibilidade de alimentar peixes e até aves com insetos que todos possam criar. É o que Janaína Kimpara, pesquisadora da Embrapa Meio Norte no Piauí, conta em entrevista ao Brasil Rural.

Ouça no player baixo:

I

Janaína afirmou que a ideia da nova ração surgiu devido à demanda crescente da população, que deve chegar a 9 bilhões até 2050, conforme relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Foram levados em consideração o espaço necessário para a criação da soja e os problemas com a pesca.  

De acordo com ela, vários insetos podem ser utilizados nas rações. Na ração desenvolvida, foram utilizadas base de grilo preto, tenebrio - larvas de besouros - e moscas soldado negra.

Atualmente, as rações são feitas de farelo de soja e farinha de peixe. 

Larvas de mosquitos, besouros e grilos na alimentação de peixes e aves

O uso da fonte proteica alternativa vai baratear a produção, afirma a pesquisadora. Ela é indicada principalmente para pequenos produtores.

"A gente pensou em um projeto da criação de insetos, criados em pequenos espaço. Eles têm bastante produtividade", explica.

Janaína disse que nos Estados Unidos é comum que produtores tenham biofábrica, para a produção de alimentos.

O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 19/12/2018 - 09:20

Mais do programa