Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Molécula encontrada em plantas pode ser eficaz contra picada de cobras

Pesquisadores do Instituto Butantan verificam a eficácia da rutina, uma molécula encontrada em plantas, que pode atuar contra o veneno de cobras

Brasil Rural

No AR em 25/02/2019 - 09:15

O Brasil Rural desta segunda-feira (25) entrevistou Marcelo Larami Santoro, pesquisador científico do Instituto Butantan, que detalhou as pesquisas sobre a rutina, um composto extraído de plantas que atua contra picadas de cobras.

“O que estamos pesquisando é um composto extraído de algumas frutas que consegue combater não só envenenamentos ofídicos, mas também alguns tipos de doenças. Escolhemos estudar uma substância chamada rutina, presente em algumas frutas vermelhas, e que, para nossa surpresa, trouxe resultados encorajadores”, ressalta o pesquisador.

Ele também explicou quais medidas devem ser tomadas em casos de envenenamento - principalmente pelo veneno da jararaca, responsável por quase 90% dos acidentes no país.

Segundo o pesquisador, os cuidados enraizados na tradição popular após uma picada de cobra - como fazer torniquete ou sugar o local - não são eficazes. O torniquete pode causar perda da circulação, enquanto sugar o local pode aumentar o grau de contaminação, trazendo infecção.

Ouça a entrevista no player:

Tags:  picada de cobra

Criado em 25/02/2019 - 09:34

Mais do programa