Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estudo analisa combate a lagartas com extratos de plantas

Ouça a entrevista com pesquisadora da Embrapa

Brasil Rural

No AR em 22/02/2019 - 05:00

A pesquisadora Jeanne Scardini Marinho Prado, entomologista da Embrapa Meio Ambiente, foi a entrevistada do Brasil Rural desta sexta-feira (22). Ela falou sobre o estudo realizado no combate a lagartas, principalmente a Helicoverpa armigera e Anticarsia gemmatalis.

Ouça no player abaixo:


Jeanne afirmou que a Helicoverpa armigera era considerada uma praga quarentenária, ausente no Brasil. Foi identificada em território nacional em 2013, em diversos estados.

A pesquisadora explicou que esse tipo de lagarta que causa grandes danos nas plantações, se dispersa com facilidade e se alimenta de várias culturas diferentes, principalmente da soja, do algodão, do milho e feijão.

A Embrapa avaliou a Helicoverpa armigera e Anticarsia gemmatalis (se alimenta principalmente da soja) e observou que as pragas não respondem da mesma forma.

 

“Nós avaliamos extratos de quatro espécies de plantas diferentes, a Vernonanthura westiniana, que é o assa peixe roxo; Conyza canadenses, que é a buva ou voadeira; e a Tithonia diversifolia que é o margaridão; e Clerodendrum splendens que é clerodendrum vermelho. Usamos esses quatro extratos em quatro solventes diferentes. Oferecemos às lagartas por ingestão, e observamos características como o desenvolvimento, o consumo”, declarou a especialista.

 

Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

 

Tags:  lagartas pragas

Criado em 22/02/2019 - 10:10

Mais do programa