Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tratamento natural garante exportação de manga sem larvas de mosca-da-fruta

Larva da mosca-da-fruta - também conhecida como bicho da goiaba - é a principal praga que ameaça a fruticultura

Brasil Rural

No AR em 18/02/2019 - 05:00

O tema de hoje no Brasil Rural é fruticultura. Para falar deste assunto, foi entrevistado Antônio Souza do Nascimento, pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura com ênfase em Defesa Fitossanitária. Ele comentou sobre um tratamento natural que garante mais qualidade na exportação de frutas, em especial de manga, para mercados exigentes.

Ouça no player abaixo:


A mosca-da-fruta - também conhecida como bicho da goiaba - pode ser transportada de um país para o outro, dentro do fruto, na forma ovos ou de larvas.

 

“Quando a fruta é exportada in natura se esse ovo vai dentro do fruto, a praga vai nascer, vai emergir lá no país que vai chegar o fruto. E esses países em geral não têm as espécies de praga que nós temos aqui”, destacou.  

 

O bicho da goiaba é a larva da mosca da fruta, explica o pesquisador.

Segundo Antônio, essa mosca veio da África, possivelmente dentro do fruto café cereja, e hoje esta praga é uma das maiores ameaças à fruticultura.

A Embrapa, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), desenvolveu uma tecnologia para a exportação com garantia, que elimina possíveis larvas antes de serem exportadas. O tratamento é hidrotérmico e consiste em mergulhá-las em água aquecida evitando, assim, o uso de produtos químicos, outra exigência do mercado.

Ele acrescentou que todo o trabalho foi feito levando em consideração a tolerância da fruta a altas temperaturas.

O pesquisador garantiu que o bicho da goiaba não traz problema nenhum para saúde humana.

Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia..

Criado em 18/02/2019 - 08:56

Mais do programa