Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça a batata roxa desenvolvida por melhoramento genético

Tubérculo tem o mesmo pigmento da berinjela, poder antioxidante e é anticancerígeno

Brasil Rural

No AR em 13/03/2019 - 05:00

O tema do Brasil Rural é o melhoramento genético de alguns alimentos, em especial da batata doce. A entrevistada é Larissa Vendrame, pesquisadora da Embrapa Hortaliças que abordou o cruzamento genético de batata doce com o objetivo de desenvolver cultivares da polpa roxa.

Ouça no player abaixo:

 

Larissa explica que a polpa roxa é desenvolvida em um programa de melhoramento genético. Essa pesquisa surgiu a partir de demandas do SAC da Embrapa e das necessidades de produtores de batata doce.

O ciclo da batata é de cerca de 150 dias, de acordo com a pesquisadora.

Batata Roxa  2

 

Larissa conta que a batata roxa tem o mesmo pigmento da berinjela. Com relação às propriedades, ela é rica em antocianina, tem poder antioxidante e combate os radicais livres. É tida como anticancerígena.  

A pesquisadora informa que, como a pesquisa começou em 2016, o programa de melhoramento já tem clones com outras características, que buscam qualidade da raiz, boa produtividade, resistência às pragas de solos e doenças e boa aceitação no mercado de batata doce.

Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 13/03/2019 - 09:50

Mais do programa