Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Farinha da banana verde é alternativa para agricultura familiar

Alimento também pode ser usada no enriquecimento de outros alimentos, como bolos e pães

Brasil Rural

No AR em 21/03/2019 - 05:00

O Brasil Rural desta quinta-feira (21) entrevistou Ronielli Reis, pesquisadora da Embrapa Mandioca e Fruticultura. Ela falou sobre a farinha de banana verde, que tem um alto valor nutritivo.

Ouça a entrevista no player abaixo:


 

Farinha de Banana Verde

A pesquisadora explicou sobre o carboidrato chamado amido resistente, presente na banana, que não é digerido pelo ser humano. Ele auxilia na saúde intestinal, reduz os índices glicêmicos e previne o câncer.

Segundo ela, essa farinha pode ser usada no enriquecimento de outros alimentos, como bolos e pães.

 

“A farinha de banana é um alimento bem completo e tem também muita proteína”, destacou.

 

Em pesquisa realizada pela Embrapa, foi constatado que o preço do quilo da farinha fica em torno de R$ 20 a R$ 120,00. É uma produção possível para pequenos produtores, afirma Ronielli.

A pequisadora afirmou que uma grande vantagem de consumir a farinha é que, diferentemente da banana, esse nutriente está concentrado, no momento que se retira a água. Com 50 g da farinha é possível obter muito mais minerais, por exemplo, do que em 50 g do fruto maduro. 

Para o produtor, é importante verificar o grau de rendimento da farinha. Por isso, ela sugere as bananas do tipo terra, também denominada tipo plátano.

A farinha é uma alternativa de renda a mais para agricultura familiar.

Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 21/03/2019 - 08:00

Mais do programa