Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Espalhar semente pode causar riscos ao meio ambiente e à agricultura

Corrente que viralizou na internet sugeria descarte de sementes e caroços de frutas e verduras na natureza

Brasil Rural

No AR em 15/04/2019 - 09:53

Uma corrente sobre o descarte da semente de frutas viralizou na redes sociais. Ela sugeria que as sementes fossem jogadas na natureza. No entanto, essa prática não é recomendada, por conta dos riscos para o meio ambiente e para a agricultura. O Brasil Rural entrevistou Michele Dechoum, professora da Universidade de Santa Catarina, sobre esse assunto.

Ouça no player abaixo:


Ela afirmou que, sem nenhum critério técnico, algumas dessas sementes podem causar não só um problema ambiental, mas também econômico e social.

Michele explicou que as espécies nativas podem ser impactadas e a agricultura pode passar por problemas, como a propagação de pragas.

 

"Nem toda espécie trazida de fora se torna um problema. Existem alguns critérios técnicos que a gente pode inclusive usar para analisar o potencial de uma espécie se tornar um problema", acrescentou.

 

Ela recomendou para as pessoas que querem ajudar na cidade ou no campo que, primeiramente, se informem em bases de dados seguras pela internet sobre as espécies nativas da região.

Segundo Michele, uma base de dados segura é o Instituto Horus.

Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 15/04/2019 - 10:47

Mais do programa