Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Maçã da Bruxa volta a ameaçar pomares no Brasil

Pesquisador acredita que Argentina esteja falhando na implementação do plano de mitigação de risco

Brasil Rural

No AR em 24/04/2019 - 05:00

O Brasil Rural desta quarta-feira (24) entrevistou Moisés Lopes de Albuquerque, diretor executivo da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM) sobre a praga "maçã da Bruxa", de origem argentina.

Ouça a entrevista no player abaixo:


 

Ele falou ainda sobre a popularização da maçã na produção nacional. Estudos apontam que o consumo da fruta se equiparou às das concorrentes (laranja e banana) e que um pacote tecnológico pode ter ajudado a popularizá-la. Em 2018, o Brasil exportou maçã para 66 países.

Moisés afirmou que o Brasil foi o único país do mundo que conseguiu erradicar a maçã da Bruxa, após um trabalho de 20 anos.

O diretor acrescentou que a preocupação em relação à Cidya pomonella ocorre devido à importação de maçãs da Argentina.

 

"O que nós esperamos é que as autoridades, os argentinos, considerando a importância do mercado brasileiro pra eles, adote com rigor esse plano de mitigação. Se adotado da maneira como ali está descrito, ele tem condições de proteger os pomares brasileiros da reintrodução desta praga", destacou.

 

Segundo o diretor, esse é o mais importante inseto-praga da fruticultura em nível mundial.

A maçã da Bruxa pode ter sido introduzida nas embalagens, dentro do próprio fruto e nos caminhões.

Os prejuízos econômicos e ambiental são enormes. É uma praga que também pode atacar pêras e marmelo, além de outros hospedeiros secundários.

Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 24/04/2019 - 11:01

Mais do programa