Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça a arquitetura de terra, uma forma milenar e econômica de construção

Saiba da técnica de levantar paredes sem o uso do tijolo, usando solo, cal e cimento

Brasil Rural

No AR em 27/05/2019 - 06:08

O Brasil Rural conversou nesta segunda-feira (27) com Arnaldo Sirqueira Lima, professor de Tecnologia Apropriada e Consultor do SENAR do Distrito Federal, sobre construção de forma econômica e acessível com o uso de terra e cimento, uma técnica conhecida como solocimento.

Ouça no player abaixo:

O Instituto Federal de Brasília (IFB) e SENAR-DF promovem o curso  “solocimento”, que tem como objetivo capacitar, principalmente pessoas da área rural, para conhecer técnicas que priorizem o uso da terra na construção das próprias moradias.

De acordo com professor, a técnica solocimento usa os próprios elementos da terra como principais materiais e é chamada tecnicamente de Arquitetura de Terra. Ela é utilizada em vários países. O anfiteatro de Roma foi feito dessa forma.

 

“Temos várias técnicas que podem ser utilizadas na área rural para melhorar a qualidade de vida deles. O que a gente quer é inverter essa ordem perversa de trazer o pedreiro da cidade, quando ele mesmo pode construir sua própria casa”, esclareceu.


Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 27/05/2019 - 09:35

Mais do programa