Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cientistas brasileiros sugerem redefinição dos limites da Amazônia

De acordo com um estudo, a Amazônia é maior e está localizada mais ao sul do que indicam os limites oficiais

Brasil Rural

No AR em 01/05/2019 - 05:00

De acordo com estudo divulgado por pesquisadores de três universidades brasileiras (Unemat, UnB e Ufac), a Amazônia é maior e está localizada mais ao sul do que indicam os limites oficiais.

Para falar sobre isso, o Brasil Rural desta quarta-feira (1º) conversou com o professor Ben Hur Marimon Júnior, líder da pesquisa de remapeamento do local. “O IBGE utilizou uma metodologia muito boa na época, mas que não tinha a mesma precisão da metodologia atual dos nossos satélites. Eles utilizaram imagens de radar, onde não é possível distinguir com precisão os limites entre o cerrado denso, ou florestas não tão altas, das formações de savanas, formações de cerrado”, apontou.

Ele sugere novas legislações para resguardar os novos limites. “A gente corre o risco de perder muita floresta pela borda”, alerta.

 

Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 06/05/2019 - 13:47

Mais do programa