Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Evento sobre Seguro Rural busca torná-lo tendência no país

A ideia é mostrar que esse tipo de seguro ajuda a proteger os produtores rurais diante de adversidades climáticas

Brasil Rural

No AR em 01/05/2019 - 05:00

O Brasil Rural desta quarta-feira (1º) conversou com Fernanda Schwantes, assessora técnica da Comissão Nacional de Política Agrícola da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Na entrevsta, ela apresentou um panorama do seguro rural no Brasil e no mundo.

Ouça no player abaixo:

 

O assunto foi tema de seminário internacional no dia 23 de abril promovido pela CNA e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com o apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e das seguradoras e resseguradoras do mercado de seguro rural.

De acordo com Fernanda, o mercado no Brasil é mais recente, há falta de recursos para subvenção para estimular seguradoras a desenvolver este tipo de seguro e atender às realidades que existem no país.

 

“Os Estados Unidos hoje têm em torno de 90% dos produtores que utilizam mecanismos de gerenciamento de risco da atividade. No Brasil, se a gente olhar hoje só o programa de subvenção, é em torno de 70 mil produtores. Mas já tem uma grande parcela de produtores que contratam seguros sem subvenção. Então paralelo às políticas públicas, a CNA, federações têm trabalhado com as seguradoras para desenhar apólices que atendam de fato as especificidades agropecuárias”, declarou.

 

Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 06/05/2019 - 14:44

Mais do programa