Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça as importantes funções dos marimbondos na natureza

Pesquisa mostra que esses insetos são tão importantes quanto as abelhas para o equilíbrio de ecossistema e também estão ameaçados de extinção

Brasil Rural

No AR em 29/05/2019 - 06:36

O Brasil Rural desta quarta-feira (29) conversou com Rogério Parentoni Martins, professor pesquisador visitante da Universidade Federal do Ceará. Ele falou sobre a importância do marimbondo para a natureza e seu parentesco com as abelhas

Ouça no player abaixo:


Segundo o professor, os marimbondos são parentes evolutivos das abelhas por serem originários das vespas.

Ele explicou também sobre a importância do marimbondo na agricultura, pois ele é predador de insetos que atacam as lavouras.  

 

“Gostaria de ressaltar sobre uma pesquisa importante sobre o marimbondo chamado “Polybia paulista”, de pesquisadores da UNESP de Rio Claro, junto com a Universidade de Leeds, na Inglaterra. Descobriram uma toxina nesses marimbondos, que atacam células de certos tipos de câncer. É um trabalho recente, mas promissor”, informou.

 

Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

 

Criado em 29/05/2019 - 11:04

Mais do programa