Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Louva-a-deus é símbolo de projeto de pesquisa da Mata Atlântica

Projeto Mantis trabalha com pesquisa, conservação e documentação de florestas tropicais e tem o louva-a-deus como símbolo e animal de estudo

Brasil Rural

No AR em 28/06/2019 - 07:46

O Brasil Rural desta sexta-feira (28) entrevistou Leonardo Lanna, fundador do Projeto Mantis e explorador da National Geographic. Leonardo trabalha com pesquisa, conservação e documentação de florestas tropicais e tem o louva-a-deus como símbolo e animal de estudo. "A palavra mantis, que significa oráculo, profeta, foi herdada para os nomes científicos do louva-a-deus. O grupo científico se chama Mantodea", explicou.  

O projeto começou em 2015, quando Leonardo se apaixonou pelo inseto louva-a-deus, até então pouco estudado no Brasil. "É um inseto muito carismático. Ele tem olhos grandes, olha pra você. E é muito curioso", descreveu. A equipe, composta por dois biólogos e um diretor de arte, faz expedições pela Mata Atlântica e cataloga fotografias e vídeos, divulgando esse material para a sociedade.    

Ouça  a entrevista pelo player abaixo:


Outra questão tratada na entrevista foi sobre a veracidade de que a fêmea louva-adeus devora o macho depois do acasalamento. Segundo o biólogo, este é um comportamento que existe em algumas espécies de áreas frias. Elas devoram o macho para poder ter força para colocar os ovos antes do inverno chegar. "Aqui no Brasil a gente não tem isso. A gente tem um clima tropical, então, na verdade, o objetivo do macho é buscar o máximo de fêmeas possível."

Leonardo esclareceu que existem no Brasil 250 espécies de louva-a-deus, mas que existem cálculos de pelo menos 750,  então ainda tem muito o que pesquisar.

" O avanço da sociedade vem a partir da ciência", destacou.

 

Louva-a-Deus

 

Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 28/06/2019 - 09:07

Mais do programa