Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Professor explica origens e relação entre as festas populares

Folia do Reis, Carnaval, Quaresma, Festa do Divino e festas juninas são algumas celebrações que fazem parte do calendário de festas tradicionais

Brasil Rural

No AR em 26/06/2019 - 07:39

O Brasil Rural de hoje (26) entrevista Américo Córdula, paraibano, ator, bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Mackenzie, professor de extensão em Gestão Cultural da PUC. Ele explicou sobre a tradição, origem e significado da Folia do Divino e algumas outras festas tradicionais.

Ouça no player abaixo:

 

O festejo surgiu em Portugal no século XIV. No Brasil, chegou com a colonização e ganhou modos típicos para cada região. A essência, que é a louvação ao Divino Espírito Santo simbolizada pela pomba, se manteve em todas as regiões.

É uma festa que se manifesta em diversas regiões brasileiras. Na Bahia, tem cortejo de imperador e carro alegórico. Já no Sul, são 50 dias em romarias. Em Pirenópolis (GO), o festejo do Divino Espírito Santo foi registrado como Patrimônio Cultural Imaterial em 2014.

Essa festividade ocorre 50 dias após a Páscoa, com congadas e cavalhadas.

No calendário de festas tradicionais, estão a Folia de Reis, Carnaval, Quaresma, Páscoa, Festa do Divino e as Festas Juninas associadas aos dias dos santos Antônio, João e Pedro. Nas culturas tradicionais, tudo está ligado a ciclos, explicou Américo.

Ele ressaltou que toda festa tem o lado cristão, da Igreja Católica ou de matriz africana, e também o lado profano, com brincadeiras e comemorações criadas pela população.

Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

 

Criado em 26/06/2019 - 08:21

Mais do programa