Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Embrapa ajuda produtores ribeirinhos a melhorar manejo de açaizais

Para garantir um boa produção do fruto são necessários bons nutrientes e polinizadores, explica engenheiro da instituição

Brasil Rural

No AR em 27/06/2019 - 06:32

Hoje o tema no Brasil Rural é açaí, e para falar sobre o melhoramento do manejo de açaizais nativos, o Brasil Rural entrevistou o engenheiro florestal da Embrapa Amazônia Oriental, José Leite.

De acordo com ele, o açaizeiro tem sistema radicular superficial e não se aprofunda muito no solo. "Então, o açaizeiro depende das árvores madeireiras, folhosas, para penetrar profundamente no solo, tirar os nutrientes, jogar para as folhas. E quando as folhas caem no solo, o açaizeiro se alimenta desse material", esclareceu. Outro ponto importante do manejo, segundo José, é a polinização feita pelas abelhas nativas, que não gostam de um ambiente com poucas espécies.

"Com isso a gente mostra para o produtor que é extremamente conveniente e necessário manter a diversidade do ambiente, para atrair esses animais para fazer a polinização", afirmou.

 

O manejo de mínimo impacto de açaizal recomendado pela Embrapa já gerou resultados positivos para diversas regiões ribeirinhas da Amazônia.

Oua a entrevista na íntegra:

 

Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Tags:  açaí

Criado em 27/06/2019 - 07:37

Mais do programa